quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Conhecendo seu subtom de pele



Todo mundo sabe dizer a cor da própria pele: branca, amarela, vermelha, morena, negra… Pois é, mas e o subtom, você sabe o que é isso e qual é o seu? Então vamos dar nomes aos bois. Além das tonalidades principais da nossa pele há também os subtons que é aquilo que fica embaixo da pele e nada tem a ver com etnia. 


 

O conhecimento do subtom é fundamental para a escolha das cores que mais combinam com você, e ísso não só para cosméticos, como também para cor de cabelos, esmaltes e roupas. Com maquiagens e roupas nos tons certos você vai parecer mais jovem, saudável e bonita. Ao passo que as cores erradas para o seu tom de pele podem dar uma aparência “acizentada”, pálida e doente.




Os subtons de pele se enquadram em 3 categorias: Quentes, Frios e Neutros, e eu repito, eles não estão condicionados ao tom da pele: pessoas negras, brancas, asiáticas podem ter o subtom tanto quente, quanto frio ou ainda neutro, embora a incidência de um subtom ou outro seja mais frequente em determinada raça ou etnia.

Uma cor fria é aquela que possui mais azul na sua mistura de cores, já a quente é aquela que possui mais amarelo. No caso da pele, a fria é a de tons mais rosados e a quente a de tons mais amarelados.  Se sua pele é um tom verde-oliva ou ouro e se bronzeia com facilidade, indica uma pele quente. Cabelos louro escuro, marrom dourado, castanho e ruivo são os mais comuns em pessoas com pele quente, assim como olhos castanhos ou verdes. Se tiver esses atributos, você tem um tom definitivo quente. Seus olhos são tipicamente marrons, verdes ou castanhos, com alguns tons de laranja, amarelo, vermelho ou dourado; as veias na parte inferior de seu pulso são mais verdes do que azuis (você pode vê-las em luz natural); geralmente fica melhor com acessórios dourados; você fica ótima em roupas em tons quentes. O branco puro lhe deixa um pouco pálida, mas já o off-white fica perfeito.


Se sua pele é clara ou pálida e queima com facilidade na exposição ao sol, é uma indicação de uma tez fria. Seu cabelo pode ser preto, castanho escuro, castanho ou um louro acinzentado. Seus olhos são geralmente azuis, azul esverdeado, azul turquesa ou tons frios de castanho e cinza; as veias na parte inferior do seu pulso são inegavelmente azuladas; aparenta ser mais saudável usando roupas azuis, roxas e rosas e geralmente fica melhor em acessórios prateados.

Agora, se sua cor da pele é bege e você, mesmo sendo branca, não se queima facilmente no sol, é uma indicação de uma pele neutra.  A maioria das pessoas se enquadram nessa categoria com uma mistura de cabelo e cor dos olhos que corre entre ambas temperaturas, quente e fria. Isso é uma super vantagem, porque você pode usar todas as cores de ambas as classificações.



Para conhecer o subtom da sua pele basta fazer esse teste: prenda os cabelos e retire toda a maquiagem; em frente a um espelho pegue um tecido dourado, ou uma cartolina laranja ( para cor quente) e um tecido prateado ou cartolina rosa ( para cor fria).  Coloque perto do rosto e veja qual cor ilumina mais, a cor que disfarçar as olheiras e imperfeições é a que define se sua pele é quente ou fria.  Se o seu rosto iluminar com as duas cores, dourado e o prateado, você tem a pele neutra.



Invista no conhecimento do seu subtom e saia A-R-R-A-S-A-N-D-O por aí..  Depois comentem aqui o que descobriram.


Um comentário: