quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Visagismo ou ilusão de ótica?



O termo visagismo tem origem francesa e significa face.  É o estudo das proporções e adequações da face ao temperamento de cada ser humano, provocando o equilíbrio entre o temperamento interno do indivíduo e sua imagem externa.


Através do visagismo é possível buscar as reflexões necessárias para a construção de uma imagem coerente com o temperamento e, em seguida, criar uma solução visual adequada que expresse essa intenção. Esse processo ajuda  cada um a encontrar seu lugar - único - neste mundo, evitando ser apenas mais um na massa. 


O visagismo classifica o rosto através da análise de linhas, contorno dos olhos, nariz e boca em 4 tipos básicos: o Colérico, o Fleumático, o Sanguíneo e o Melancólico.



Colérico  - linhas retas e um formato de rosto retangular.  Nariz imponente, olhos redondos caracterizam uma pessoa passional, objetiva, fiel e determinada. A beleza colérica expressa muita atitude. Poderoso, passional e independente, o colérico é também um líder. Ligado ao coração, sua cor é o vermelho. Transmite força, coragem e determinação através de linhas verticais e horizontais fortes e de um estilo clássico. Os coléricos são pessoas fortes e decididas. Têm opiniões que expressam e defendem com força e paixão, o que faz com que pareçam intransigentes e autoritários. São emotivos e intensos. Podem ser explosivos, mas não guardam rancor. São fiéis, corajosos, generosos e prezam a lealdade. Atuam em linha reta, perseguindo objetivos, e são obstinados, com tendência à teimosia. Terminam o que começam. São motivados por desafios e podem ser insensíveis na busca de seus objetivos. São dominadores, impacientes e intolerantes e, às vezes, arrogantes e orgulhosos. São líderes que podem se transformar em tiranos.

       


Fleumático - formato de rosto quadrado ou redondo e traços finos, praticamente o oposto do Colérico.  Exterioriza um olhar caído, nariz curto e largo, queixo retraído e “fraco”, sobrancelhas retas e curvas e boca caída, imprimindo uma personalidade frágil, insegura, retraída e reservada. A beleza fleumática é serena e espiritualizada. Meigo, acolhedor e abnegado, o fleumático é também diplomático e amigável. Ligado ao éter, sua cor é o roxo. Transmite segurança e paz pela regularidade e um estilo casual. Os fleumáticos são pacificadores e conciliadores, pois não gostam de confrontos. Precisam de segurança, portanto não gostam de riscos. São constantes e fiéis. São amorosos, carinhosos e transmitem um senso de satisfação e bem-estar. São adaptáveis e flexíveis, contanto que a sua comodidade não seja afetada. Não são competitivos, nem ambiciosos. Satisfazem-se com pouco. Isso pode torná-los acomodados, desinteressados e indolentes. Tendem a fugir de responsabilidades. Não gostam de incomodar os outros, porque não querem ser incomodados. Freqüentemente, deixam as escolhas para os outros, pensando que estão sendo agradáveis, sem perceber que isso pode ser muito irritante e passar uma imagem de indeciso.
                          

Melancólico - rosto oval retangular estreito, em triângulo invertido com sobrancelhas arqueadas, boca pequena e lábios estreitos, às vezes um nariz adunco desenha para o exterior uma personalidade ciumenta, reticente, cuidadosa, sistemática e organizada. A beleza melancólica é elegante, sensível e artística. Profundo, charmoso e sofisticado, o melancólico é ligado à água e sua cor é o azul. Transmite calma e organização por meio de linhas curvas amplas e de um estilo artístico. Os melancólicos são sensíveis, quietos e introvertidos. Prezam a eficiência, competência e o perfeccionismo. São profundos, reflexivos e pensadores, com inclinação artística ou científica. Têm bom gosto e são refinados, com aparência bem cuidada. Preservam seu espaço e não gostam que sua privacidade seja invadida. Muitos são meigos e prestativos. Por outro lado, relutam em se arriscar e tendem a ser ansiosos. São organizados e gostam de manter listas de tarefas, com tendência à inflexibilidade quanto a normas e regras. Essa característica pode fazer com que se tornem controladores e conservadores, tolhendo sua criatividade, embora idéias não lhes faltem.





Por fim, o temperamento Sanguíneo - possui formato de rosto hexagonal com base reta ou não ou triângulo invertido forte, um nariz projetado, queixo triangular, boca grande e sobrancelhas arqueadas mostra sua personalidade extrovertida.  A beleza sangüínea é luminosa, vibrante, dinâmica, festiva e motivadora. Ligada ao sol, sua cor é o amarelo. Irradia alegria e entusiasmo. É expressa através das linhas inclinadas, da irregularidade e de um estilo arrojado. A personalidade sangüínea é caracterizada pela extroversão e energia. Os sangüíneos ocupam espaço e gostam de estar no centro das atenções. Gesticulam muito, são inquietos, falam e riem alto. São curiosos e motivados por novidades. Não gostam de rotina, nem de ficar confinados, por isso preferem trabalhar fora de escritórios. Também gostam de pessoas e têm facilidade de entusiasmar os outros. Não têm medo de novas empreitadas, mas podem ser impulsivos e, até, imprudentes. No entanto, têm dificuldade em se estruturar, se concentrar e serem constantes, o que pode levá-los à superficialidade. Por isso, freqüentemente, não terminam o que começam e são dispersivos e desorganizados. Às vezes são inconvenientes, por causa do entusiasmo excessivo. São desligados e “esquecidos”, com tendência a sofrer acidentes.
             

Que tal começarmos uma análise para saber qual o nosso temperamento?  Depois me digam o que descobriram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário